A concessão da RSC-287 entrará no 2º ano, a partir de 30 de agosto, o que prevê o início das obras mais profundas de recuperação dos 204 km da rodovia, entre Santa Maria e Tabaí. Nesses primeiros 12 meses, eram trabalhos iniciais, emergenciais, para deixar a rodovia em condições mínimas de tráfego e com sinalização totalmente nova, inclusive com tachinhas reflexivas, o que está sendo concluído. Ainda assim, há queixas dos motoristas.
A partir de 30 de agosto, deve ocorrer o reajuste anual da tarifa, indo de R$ 3,70 para R$ 4,20, e na metade de setembro, o início da cobrança nas três novas praças (Santa Maria, Paraíso do Sul e Taquari). Porém, o contrato do governo do Estado prevê que as obras de melhorias devem seguir e atacar problemas mais estruturais da rodovia. E é o que o diretor geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, garantiu à coluna. Ele disse que, no final de agosto, as equipes de obras não vão ser desmobilizadas, mas passarão a fazer a recuperação mais profunda da estrada.
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– Pode chegar queixas da qualidade da estrada, mas tenho recebido também elogios das melhorias, pois a qualidade melhorou muito. A concessionária vai iniciar, em setembro, os trabalhos que já tem feito na região de Santa Cruz, e deve iniciar em outros pontos a fase de recuperação, em que a gente começa a olhar mais especificamente o substrato (base da pista) da rodovia. A gente tem de medir as deflexões (deformidades), o que tem abaixo da rodovia e buscar substituir esse material por um mais adequado para não ter essas deformações de longo prazo. Para evitar que no futuro, nesses locais, abram-se novos buracos e que haja deformações do asfalto – disse Bortoletti, alegando que o contrato previa 15 mil toneladas de asfalto nos primeiros 12 meses, mas a Rota já aplicou 60 mil.
Ele afirma que, além dos 300 trabalhadores na operação dos pedágios e questões administrativas, cerca de 500 funcionários terceirizados seguirão fazendo as obras de melhorias dessa segunda fase do contrato, da chamada recuperação da estrada. Além de ampliar estrutura própria da concessionária para obras, alega que seguirá com contratos com três a quatro construturas locais. Esse trabalho seguirá nos próximos anos, pois o contrato prevê que, até agosto de 2026, os 204 km estejam totalmente renovados, com a estrada como se fosse nova. Bortoletti afirmou que, ainda este ano, várias obras de melhorias serão iniciadas.
Duplicação
Bortoletti diz que já está certo que a duplicação dos trechos rurais será antecipada de Tabaí a Novo Cabrais.
– A gente tem projeto de antecipação dos trechos rurais entre Tabaí e Novo Cabrais, do km 28 ao 158. Além dos trechos urbanos, que serão duplicados nesse período, buscamos fazer a duplicação dos trechos rurais até o 5º ano. A ideia é começar no ano 3 (setembro de 2023) a duplicação dos trechos rurais e terminar até o ano 5 (até agosto de 2026). No contrato do Estado, a previsão era fazer essa duplicação total de Tabaí a Novo Cabrais entre os anos 6 e 9 (ou seja, de 2027 a 2030). E foi solicitada proposta de prefeitos da região de antecipar a duplicação do km 158 ao 232, ou seja, de Novo Cabrais e Santa Maria. Isso deve ter um pronunciamento do Estado até o final do ano. Mas a duplicação de Santa Maria a Cabrais começaria só após ser duplicado de Tabaí a Novo Cabrais – afirmou.
O que iniciará no mês que vem
Recuperação da base da rodovia, retirando asfalto e base velha e fazendo tudo novo em trechos em que a estrada está com problema. Esse trabalho seguirá até setembro de 2026, quando os 204 km da rodovia terão de estar em condições de novos
Reconstrução do acostamento, onde ele praticamente não existe ou está com problemas
Melhoria de 11 acesos na rodovia. Em trevos ou entroncamentos já existentes, em entradas de cidades ou de acesso a outras estradas, por exemplo, serão construídas faixas extras para redução da velocidade dos veículos, para aumentar a segurança do trânsito
Até setembro de 2023, serão construídas 2 terceiras faixas na região de Santa Maria, para facilitar ultrapassagens sobre veículos lentos
Fazer, de maneira antecipada, galerias e bueiros de drenagem da rodovia, para evitar acúmulo de água na pista ou danos das chuvas para a base da estrada
Começar a fazer duplicação de trechos, ainda a serem definidos. Começará a duplicação em Tabaí
Começar a negociar este ano e em 2023 a remoção de redes de luz, água e internet e possíveis desapropriações no perímetro urbano de Santa Maria para deixar tudo pronto para iniciar a duplicação desse trecho em setembro de 2023 e concluí-la até agosto de 2024. O trecho a ser duplicado é de 1,5 km, a partir do trevo do Aeroporto de Santa Maria em direção à Base Aérea
Cadastrar agricultores que usam redes de irrigação às margens da rodovia, para readequar sua localização e não interferir em futuras obras
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